FISIOTERAPIA TRAUMATOLÓGICA, REUMATOLÓGICA E ORTOPÉDICA

A fisioterapia traumatológica é uma especialidade médica que trata doenças relacionadas ao aparelho locomotor, como tendinites, problemas na coluna, fraturas, rupturas de nervos e tendões, ou seja, qualquer deformidade causada nos ossos, articulações e músculos.

Esse tipo de fisioterapia atua na prevenção e no tratamento das disfunções crônicas ou agudas dos sistemas musculoesqueléticos. É uma especialidade que visa promover o equilíbrio físico e devolver ao paciente a capacidade de recuperação dos tendões e músculos, aliviando os sintomas das dores e recuperando as funções naturais do corpo humano.

A habilidade de se locomover é uma das maiores características do ser humano. Isso é possível, principalmente, por conta dos músculos e articulações. Contudo, algumas pessoas desenvolvem doenças ou lesões que causam desconforto e podem prejudicar o desenvolvimento de suas atividades diárias e laborais.
Neste caso, é preciso buscar a ajuda de um profissional fisioterapeuta especialista em traumatologia que vai saber tratar doenças ou problemas causados no sistema musculoesquelético.

Características do tratamento com fisioterapia traumatológica

Com a fisioterapia traumatológica, há um trabalho voltado para prevenção e tratamento de doenças que ocorrem em ossos, músculos e articulações. Essa especialidade visa promover o bem-estar e devolver a qualidade de vida aos doentes.

Os profissionais têm por objetivo tratar problemas nos músculos ou ligamentos visando recuperar e devolver ao paciente as funções plenas dos músculos e das articulações. Em muitos casos, esses profissionais também evitam a realização de intervenções mais graves, como a necessidade de um processo cirúrgico.

Uma vez diagnosticado problemas dessa natureza, é importante procurar por um serviço de fisioterapia especializada. O paciente, primeiramente, precisa passar por uma avaliação, na qual, dependendo da gravidade e especificidade da lesão, será prescrito um plano de tratamento.

Alguns tratamentos terapêuticos são utilizados na prevenção e na recuperação. São eles: eletroterapia (inclui a utilização de ultrassom, onda curta, corrente vetorial, ultrassom terapêutico, como Iontoforese, fonoforese, laser e corrente russa), terapia manual (alongamento, massagem, diferentes técnicas de terapia miofascial e de reposição muscular), cinesioterapia (exercícios funcionais e alongamentos), entre outros.

Dependendo da gravidade do problema, mais de um fisioterapeuta irá participar do tratamento, que pode ser constituído por recursos como RPG e Pilates clínico. Todos esses recursos podem ser utilizados em um único paciente durante o mesmo tratamento.

A fisioterapia promove um impacto positivo em todo o corpo e ajuda a melhorar o comportamento físico e espiritual. A fisioterapia, cabe destacar, não deve ser usada apenas em casos de recuperação; ela pode ser a solução para quem quer ter mais cuidado com a saúde e, também, para quem deseja uma qualidade de vida maior.

A melhor clínica de fisioterapia traumatológica é a SM Care

A SM Care é uma clínica de Fisioterapia Traumatológica onde é possível encontrar especialistas que indicam exercícios específicos, dependendo da gravidade do problema e da condição física e psicológica de cada paciente.

A clínica conta com equipamentos adequados e com uma equipe de fisioterapeutas preparados que respeitam a individualidade de cada paciente.

São oferecidos tratamentos para quem pratica atividade física, fisioterapia voltada para a terceira idade, RPG, Pilates, entre outros. Agende uma consulta.

Faça seu orçamento de fisioterapia aqui! Nós facilitamos seu reembolso!

fisioterapia traumatológica, reumatológica e ortopédica