Drenagem Linfática – SM Care Vila Olímpia

 

A drenagem linfática é uma massagem corporal que serve para prevenir celulite, reduzir gordura do corpo e, também, é utilizada no pós-operatório de cirurgias plásticas.

A drenagem elimina toxinas do organismo, líquido em excesso e, consequentemente, o inchaço. Assim, com esse processo, a oxigenação da pele aumenta, ficando com um aspecto mais saudável. Qualquer pessoa pode realizar sessões de drenagem linfática, mas, no caso de gestantes, é recomendado que as massagens sejam realizadas por profissionais especializados.

Benefícios da drenagem linfática

A drenagem linfática ajuda a eliminar o excesso de líquido do corpo. Além disso, é utilizada no tratamento da celulite e para desintoxicar o organismo. Essa técnica também promove a regeneração dos tecidos, relaxa os músculos e melhora o sistema imunológico. A drenagem linfática possui uma ação anti-inflamatória no organismo e ativa o sistema imunológico.

Nas mulheres, essa técnica ajuda na questão hormonal. Com a ativação da circulação sanguínea, a normalização de taxas hormonais se torna mais viável, ocorrendo, assim, uma redução de inchaço e de retenção de líquidos.

Como é feita a drenagem linfática?

O sistema linfático é formado por uma rede de vasos que coleta e filtra o fluido linfático até a circulação sanguínea. A drenagem tem a função de guiar os líquidos até o sistema linfático, que tem por objetivo coletá-los.

A drenagem consiste em movimentos circulares leves e suaves. O profissional não deve deixar hematomas no corpo de quem se submete a esse procedimento, pois as massagens são precisas, direcionadas sobre os vasos linfáticos. As massagens realizadas encaminham os líquidos para o sistema linfático onde serão eliminados​.

Tipos de drenagem linfática

A seguir, vamos explicar os principais tipos de drenagem linfática e suas especificidades. São necessárias, pelo menos, de 1 a 5 sessões de drenagem linfática por semana para obter o resultado desejado.

Drenagem linfática abdominal

A principal função da drenagem linfática abdominal é estimular os líquidos acumulados entre as células a saírem dali. Essas substâncias, ao serem retiradas do local onde se acumulavam, não são levadas pelo sangue graças à circulação. Além disso, a drenagem linfática de abdômen também possui diversos benefícios:

  • estimula a regeneração dos tecidos;
  • auxilia o sistema imunológico;
  • ajuda no combate à gordura localizada;
  • auxilia na redução da celulite;
  • oferece ação anti-inflamatória ao organismo.

Movimentos de pressão com a mão em volta do umbigo e, em seguida, movimentos até a região inguinal. A drenagem da parte lateral da barriga deve ser realizada da parte superior até a inferior, pressionando a pele com movimentos suaves até chegar ao quadril.

Drenagem linfática nos braços, mãos e dedos

Nessas regiões do corpo, a drenagem é iniciada com o estímulo na região axilar, e, em seguida, são realizados movimentos de deslizamento até a região da axila e cotovelo.

Próximo ao punho, são realizados movimentos circulares com as pontas dos dedos. A drenagem da região começa próxima à região do polegar, indo em direção à base dos dedos. 

Drenagem linfática nas pernas, pés e dedos

A drenagem das pernas e pés se inicia pela região inguinal. São realizados movimentos circulares com os dedos. Em seguida, na região do joelho, são feitos movimentos circulares antes da região interna da coxa. Na parte posterior da perna, são realizados movimentos circulares em direção aos gânglios linfáticos. Nos pés, são realizados movimentos desde a ponta dos dedos até a parte posterior do joelho.

Drenagem linfática das costas e nádegas

Os movimentos realizados nas costas e nos glúteos são feitos com a parte lateral da mão, indo em direção à axila. Em seguida, da região lombar até a região inguinal. Nos glúteos, realizam-se movimentos com as pontas dos dedos em direção à região genital. 

Drenagem linfática facial

No rosto, são realizados movimentos circulares na parte do queixo, ao redor da boca, trazendo a linfa para a direção ao centro do queixo. Em seguida, são realizados movimentos na região das bochechas em direção à mandíbula.

Faça sessões de drenagem linfática em uma clínica especializada

A SM Care é uma clínica especializada em drenagem linfática onde é possível encontrar profissionais treinados e capacitados que indicam exercícios específicos para cada região do corpo. Entre em contato com a SM Care e agende uma sessão de drenagem linfática.