FISIOTERAPIA TRAUMATOLÓGICA, REUMATOLÓGICA E ORTOPÉDICA

A habilidade de se locomover é uma das maiores características do ser humano. Isso é possível, principalmente, por conta dos músculos e
articulações. Contudo, algumas pessoas desenvolvem doenças ou lesões que causam desconforto e podem prejudicar o desenvolvimento de suas
atividades diárias e laborais.

Neste caso, é preciso buscar a ajuda de um profissional fisioterapeuta especialista em traumatologia que vai saber tratar doenças ou problemas causados no sistema musculoesquelético.

Características do tratamento com fisioterapia traumatológica

Com a fisioterapia traumatológica, há um trabalho voltado para prevenção e tratamento de doenças que ocorrem em ossos, músculos e
articulações. Essa especialidade visa promover o bem-estar e devolver a qualidade de vida aos doentes.

Os profissionais têm por objetivo tratar problemas nos músculos ou ligamentos visando recuperar e devolver ao paciente as funções plenas dos músculos e das articulações. Em muitos casos, esses profissionais também evitam a realização de intervenções mais graves, como a necessidade de um processo cirúrgico.

Uma vez diagnosticado problemas dessa natureza, é importante procurar por um serviço de fisioterapia especializada. O paciente, primeiramente, precisa passar por uma avaliação, na qual, dependendo da gravidade e especificidade da lesão, será prescrito um plano de tratamento.

Alguns tratamentos terapêuticos são utilizados na prevenção e na recuperação. São eles: eletroterapia (inclui a utilização de ultrassom, onda curta, corrente vetorial, ultrassom terapêutico, como Iontoforese, fonoforese, laser e corrente russa), terapia manual (alongamento, massagem, diferentes técnicas de terapia miofascial e de reposição muscular), cinesioterapia (exercícios funcionais e alongamentos), entre outros.

Dependendo da gravidade do problema, mais de um fisioterapeuta irá participar do tratamento, que pode ser constituído por recursos como RPG e Pilates clínico. Todos esses recursos podem ser utilizados em um único paciente durante o mesmo tratamento.

A fisioterapia promove um impacto positivo em todo o corpo e ajuda a melhorar o comportamento físico e espiritual. A fisioterapia, cabe destacar, não deve ser usada apenas em casos de recuperação; ela pode ser a solução para quem quer ter mais cuidado com a saúde e, também, para quem deseja uma qualidade de vida maior.

Fisioterapia Reumatológica

Essa prática fisioterapêutica consiste em tratar patologias de origem crônico-degenerativa, como artrite, artrose, osteoporose e outras. Algumas das técnicas mais aplicadas para esses casos são a terapia manual e atividades que previnem o desenvolvimento de deformidades e estimulam a movimentação articular.

Ainda que possa atingir pacientes de diversas faixas etárias, o risco de desenvolvimento de quadros como esse aumenta com os anos. Portanto, ter atenção aos sinais do corpo e começar o tratamento o quanto antes é a melhor saída para aliviar os sintomas e preservar a qualidade de vida.

Características do tratamento com fisioterapia reumatológica

A fisioterapia é uma técnica útil para tratar e prevenir limitações nos movimentos do corpo, sejam elas decorrentes de doenças, acidentes ou procedimentos cirúrgicos. Sua prática consiste na repetição de exercícios para fortalecer músculos e reabilitar funções do corpo.

Entre as doenças mais debilitantes para o bem-estar e movimento corpóreo, estão as causadas pelo reumatismo. Apesar de acometer a
terceira idade com mais frequência, esse quadro também pode afetar jovens e, até mesmo, crianças.

Nesses casos, a fisioterapia reumatológica é a única forma de garantir o conforto do paciente, assim como sua recuperação.

Quais são as técnicas aplicadas na fisioterapia reumatológica?

Durante a execução dos exercícios, o maior objetivo é o alívio das dores e a recuperação dos movimentos. Para tanto, podem ser aplicadas
compressas de água morna e fria, além da prática regular de exercícios de amplitude de mobilidade das áreas afetadas, sejam elas juntas ou
articulações.

Além disso, atividades como a hidroterapia, hidroginástica e natação são muito eficientes para o tratamento reumático em qualquer idade.

Viver sem dor é qualidade de vida!

Aqueles que têm doenças reumáticas sofrem imensamente, mesmo na execução de tarefas diárias. Esses pacientes, frequentemente, observam
anomalias nas áreas do corpo afetadas, as quais podem se manifestar na forma de pequenas deformidades ou até na perda de movimentos funcionais do membro. A dor pode tornar os indivíduos que sofrem de tais quadros totalmente inativos fisicamente, dando espaço ao sedentarismo e, consequentemente, a outros problemas de saúde.

É importante saber que o tratamento para doenças do tipo é gradual e precisa ser encarado como um processo diário. Por isso, sessões de
fisioterapia frequentes e o acompanhamento de profissionais especializados é muito importante para o sucesso de qualquer tratamento.

Fisioterapia ortopédica

Essa é uma especialidade do ramo da fisioterapia que tem como principal objetivo tratar os distúrbios ósseos e musculares, reabilitando aqueles pacientes que apresentam contusões musculares, luxações, fraturas e até mesmo amputações.

Dessa maneira, profissionais da área atuam a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente e reabilitá-lo para suas atividades rotineiras de maneira rápida e segura, levando em consideração os limites físicos de cada um.

A atuação dos profissionais de fisioterapia ortopédica é essencial também em procedimentos pré e pós-operatórios, colaborando para a
melhora da cicatrização local e alívio de dores.

Características do tratamento com fisioterapia ortopédica

A fisioterapia ortopédica é um dos principais ramos do cuidado fisioterapêutico, sendo muito procurada por pacientes com dores relacionadas a fraturas, lesões, traumas causados por esforço repetitivo ou até mesmo associados a quadros ortopédicos menos recorrentes.

Seu principal objetivo é, por meio de exercícios, reabilitar o paciente e recuperar funções de mobilidade de diferentes membros do corpo, além de amenizar dores e prevenir complicações.

A fisioterapia ortopédica é indicada em quais casos?

A fisioterapia ortopédica é indicada no tratamento de lesões no geral, sejam elas provocadas por acidentes ou esforços repetitivos, mas pode ser especialmente eficaz no tratamento de alguns casos mais específicos, que podem acometer pacientes de todas as idades. Entenda quais são eles a seguir.

Osteoporose

Caracterizada pela perda gradativa de tecido ósseo, a osteoporose aumenta o risco de fraturas e lesões no paciente. Em casos como esse, a
fisioterapia é indicada para a prevenção de deformidades e fortalecimento dos músculos e articulações.

Bursite

A bursite é um quadro inflamatório que afeta articulações diversas do corpo, mas principalmente os ombros, cotovelos e quadris. O
acompanhamento fisioterapêutico é de grande ajuda para aliviar as dores e prevenir possíveis complicações.

Tendinite

Sendo extremamente comum, a tendinite caracteriza-se por uma inflamação dos tendões, as fibras que ligam os músculos aos ossos.
Pacientes que sofrem do quadro relatam fortes dores durante o movimento do corpo.

O tratamento da tendinite é delicado, precisando respeitar as limitações de cada paciente. A terapia é capaz de restituir a amplitude de movimentos e proporcionar a força muscular que evitará lesões.

Quais são os métodos aplicados pela fisioterapia ortopédica?

Dentre os métodos mais utilizados para o tratamento de tais quadros estão:

  • a eletroterapia, que consiste no uso de correntes elétricas para cicatrização e fortalecimento muscular;
  • a termoterapia, que usa o aquecimento e a refrigeração dos músculos para proporcionar o relaxamento;
  • a fototerapia, que reduz a dor por meio de um laser de baixa potência;
  • a drenagem linfática e o pilates.

Clínica de Fisioterapia Traumatológica, Reumatológica e Ortopédica na Vila Olímpia

A SM Care é uma clínica de Fisioterapia Traumatológica, Reumatológica e Ortopédica, onde é possível encontrar especialistas que indicam exercícios específicos, dependendo da gravidade do problema e da condição física e psicológica de cada paciente.

Sendo uma das principais clínicas de fisioterapia na Vila Olímpia, a SM Care oferece a estrutura ideal para o tratamento, oferecendo soluções fisioterapêuticas para todas as idades e com uma equipe de fisioterapeutas preparados que respeitam a individualidade de cada paciente.

Nós também somos especializados no cuidado de idosos, gestantes e atletas, por meio de técnicas de fisioterapia certificadas e aplicadas por profissionais extremamente capacitados.

Faça seu orçamento de fisioterapia aqui! Nós facilitamos seu reembolso!

fisioterapia traumatológica, reumatológica e ortopédica