Fisioterapia Respiratória

Fisioterapia Respiratória

A Fisioterapia respiratória tem como objetivo a prevenção e o tratamento de doenças respiratórias adulto e pediátrica, causadas por má qualidade de ar e patologias existentes.

No tratamento fisioterapêutico respiratório, serão feitas manobras pulmonares e exercícios respiratórios com ou sem uso de aparelhos, visando a liberação das vias respiratórias e facilitando a respiração do paciente.

Indicações para a fisioterapia respiratória

Pacientes com diagnósticos de:

  • Asma;
  • Bronquiolite;
  • Bronquite;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica;
  • Doenças oncológicas;
  • Enfisema pulmonar;
  • Fibrose cística e pulmonar;
  • Infecção por covid-19;
  • Insuficiência respiratória;
  • Pneumonia;
  • Pré e pós-operatórios, entre outros.

Tratamento Fisioterapêutico Respiratório: Como funciona?

A primeira sessão da fisioterapia respiratória será dedicada à avaliação do paciente. Desta forma, é possível que o fisioterapeuta direcione corretamente o tratamento, com foco nas necessidades reais do paciente.

A partir do plano de tratamento, serão feitos os exercícios que podem ser:

Fortalecimento muscular:

Os músculos são fortalecidos visando a facilidade de respiração, como o diafragma, o transverso abdominal, os oblíquos internos e externos e o reto abdominal.

Treinamento da mecânica dos pulmões:

São feitos exercícios para estimular a máxima inspiração e expiração, entre outros treinamentos.

Exercícios respiratórios em diversas situações:

Alterando a posição do corpo, existem mudanças na respiração, como quando deitado sobre o lado esquerdo ou direito, de costas ou bruços, em pé ou sentado.

Fortalecimento do corpo:

O treinamento do corpo pode ser necessário em casos de pacientes que apresentam fraquezas musculares, falta de ar, cansaço, indisposição, dentre outros.

Utilização de Equipamentos:

Alguns aparelhos são Oxigenoterapia, CPAP, BIPAP, Power Breath (fortalecer músculo da respiração com carga inspiratória).

  • Aulas de Higiene Brônquica: As manobras de higiene brônquica são exercícios voltados à higienização dos pulmões, removendo secreções.

Fisioterapia Respiratória em Bebês e Crianças

A fisioterapia respiratória pediátrica é uma especialidade da fisioterapia que trata bebês e criança, diferenciando-se do tratamento da fisioterapia respiratória para adultos.

O tratamento fisioterapêutico respiratório pediátrico deve levar em conta a idade do paciente, além de fatores fisiológicos e anatômicos e as condições do quadro e doenças associadas. Bebês prematuros e recém-nascidos, irão precisar de cuidados especiais para realização de manobras, por serem mais frágeis.

Em bebês, a fisioterapia respiratória é essencial para casos em que há dificuldades de eliminar secreções e a limpeza com soro fisiológico e a inalação não trazem resultados. Desta forma, o bebê terá melhor oxigenação após a eliminação das secreções e menor desconforto respiratório.

A fisioterapia respiratória em bebês é realizada no tórax do paciente, diretamente pelas mãos da fisioterapeuta ou por meio de aparelhos e dispositivos respiratórios. É recomendada para casos em que o bebê tem dificuldade ou desconforto para respirar, podendo ser causado por gripes, pneumonias ou bronquiolites.

Caso a criança ou bebê tenha dificuldades de respirar, ofegante ou com desconforto, é possível que a fisioterapia respiratória pediátrica seja indicada para evitar piora do quadro e possíveis internações, pois se não tratada,poderá levar a complicações como otites, sinusites, respiração ruidosa e até pneumonia.

Antes do tratamento, a criança deverá passar por uma avaliação de seu quadro respiratório, em que a fisioterapeuta fará exames físicos, auscultação e, eventualmente, exames de imagem. Após a criança ter sido avaliada, a fisioterapeuta poderá desenvolver o plano de tratamento completo.

Agende tratamento de fisioterapia respiratória

A SM Care é uma clínica de fisioterapia que conta com profissionais e equipamentos de última geração para atender, de forma individualizada, pacientes respiratórios.

A Clínica fica localizada na Vila Olímpia, fácil acesso para os bairros Itaim Bibi, Moema, Brooklin, Brooklin Novo, Cidade Jardim, Chácara Santo Antônio, Chácara Itaim, Vila Uberabinha e Vila Nova Conceição.

Faça seu orçamento de fisioterapia aqui! Nós facilitamos seu reembolso!