PILATES PARA GESTANTES

Os exercícios de Pilates na gravidez podem ser realizados desde o primeiro trimestre, sem trazer qualquer problema para a mãe ou para o bebê. No entanto é importante que os exercícios sejam voltados para a gestante porque nesta fase é necessário fortalecer os abdominais e os músculos pélvicos que ficam naturalmente enfraquecidos nesta fase da vida da mulher.

As aulas de Pilates para gestantes podem ser realizadas de 1 a 3 vezes por semana com duração de 1 hora cada.

É importante que a gestante tenha liberação do seu obstetra para pratica do pilates.

Exercícios de Pilates para gestantes

A gravidez é um momento muito importante e desejado para a maioria das mulheres. Durante a gestação, o corpo feminino passa por intensas alterações fisiológicas e biomecânicas. Desde quando a mulher descobre que está grávida, diversas alterações emocionais e hormônios atuam no seu corpo.

São mudanças responsáveis por proteger a gestante e o bebê, mas que podem acabar gerando algumas consequências. Para evitar desconforto e possíveis problemas que possam atrapalhar a gestação, é aconselhável a procura de exercícios que proporcionem o bem-estar da mulher durante esse período.

A seguir, separamos algumas informações importantes sobre Pilates que vão ajudar as gestantes a passar por esse período da melhor forma possível.

Benefícios do Pilates para gestantes

Os exercícios de Pilates para grávidas variam conforme cada período de gestação e o estado físico da mulher. Os exercícios são adaptados de acordo com a condição de cada gestante, respeitando o limite e a individualidade de cada uma delas.

É importante procurar por um profissional especializado em Pilates para gestantes, assim, a segurança estará garantida e a mulher grávida poderá usufruir dos benefícios dos exercícios sem se expor e sem expor o bebê ao risco.

São muitos os benefícios da prática de Pilates durante a gravidez. Os exercícios trabalham o alongamento e o fortalecimento dos músculos, proporcionando bem-estar. São atividades adaptadas para cada trimestre de gestação.

Um hormônio produzido durante a gravidez, e que impacta o trabalho do instrutor de Pilates, é a relaxina. Os exercícios melhoram o desempenho cardiovascular da mulher durante a gravidez e ajudam no processo de acomodação do bebê para o parto.

Principais exercícios recomendados para gestantes

Os exercícios recomendados para gestantes variam de acordo com o período de gravidez. Durante o primeiro trimestre, as mamas aumentam e podem gerar um desconforto. Nem todas as gestantes conseguem autorização de seus médicos para começar a praticar exercícios durante essa fase inicial.

Os principais cuidados durante o primeiro trimestre são relacionados a atividades muito intensas, como as da prancha de salto no reformer, isometrias prolongadas, entre outras.

No segundo trimestre de gestação, geralmente, a maioria dos médicos liberam gestantes, mesmo que sedentárias, para que realizem exercícios de Pilates. Nessa fase, já não se sente tanto enjoo e indisposição.

Nesse período da gravidez, as mulheres tendem a ter maior retenção de líquido, por isso, é importante investir em atividades que trabalhem com os membros inferiores e que movimentem o tríceps sural para ajudar no retorno venoso.

A orientação dos profissionais é que, a partir dessa fase, o decúbito dorsal não seja forçado por mais de cinco minutos sem nenhum apoio, pois pode reprimir a veia cava e comprometer a circulação.

Inclua exercícios de Pilates durante a sua gestação

A SM Care é uma clínica de Pilates para gestantes onde é possível encontrar especialistas que indicam exercícios específicos para cada fase de gestação e de acordo com a condição física da gestante. São diversos aparelhos e atividades que respeitam a individualidade de cada pessoa.

A clínica também oferece tratamentos voltados para pessoas da terceira idade e para trabalhadores que praticam atividade física ou realizam fisioterapia. Entre em contato e agende uma consulta.

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