Drenagem Linfática Abdominal

A drenagem linfática definitivamente conta com mais de um benefício. O sistema linfático é complexo e compreende uma rede de vasos responsáveis por “mover” fluídos ao longo do corpo.

 

Ainda que os fluídos se mexam por meio do sistema linfático, este não conta com seu próprio mecanismo de bombeamento, e é nesse quesito que pode ser muito auxiliado pela drenagem linfática.

 

Nesse sentido, a principal função da técnica de massagem é estimular os líquidos acumulados entre as células a saírem dali. Essas substâncias, ao serem retiradas do local onde se acumulavam, não são levadas pelo sangue graças à circulação. Além disso, a drenagem linfática abdominal também estimula a regeneração dos tecidos, auxilia o sistema imunológico, ajuda no combate à gordura localizada e à celulite, oferece ação anti-inflamatória ao organismo.

Benefícios da Drenagem Linfática Abdominal

Redução de inchaço

Como uma das principais vantagens ocasionadas pela aplicação das técnicas de drenagem linfática corporal, a redução do inchaço no local chama a atenção de quem tem tendência a acumular líquidos no organismo.

 

Além da retenção de líquidos, o inchaço também pode ser provocado pelo congestionamento de vasos, e é aliviado por meio da massagem da drenagem, promovendo alívio dos sintomas em geral, que costumam incomodar mais as mulheres, principalmente na região abdominal, nas pernas e nos pés.

Limpeza do sangue

A drenagem linfática promove a limpeza das impurezas e também auxilia na circulação do sangue, ajudando o organismo a se livrar de diversas toxinas, trabalhando em conjunto com o sistema imunológico e outros agentes do corpo que incidem sobre o sistema circulatório.

Estímulo da circulação

Além de ajudar a promover a limpeza do sangue, as técnicas de massagem também estimulam a circulação, facilitando a passagem do sangue por todo o corpo e garantindo melhorias num geral e, principalmente, na área estimulada.

Aumento do bem-estar

Como a ação da técnica visa, principalmente, à circulação e manutenção de sistemas do corpo, trata-se de uma ajuda importante para o bem-estar geral, possibilitando maior disposição articular e promovendo benefícios estéticos, além de auxiliar no emagrecimento.

Relaxamento muscular

Assim como auxilia na circulação, o alívio muscular também é uma das vantagens promovidas, e isso graças ao descongestionamento das vias e da redução do inchaço (consequências da rotina atribulada e acúmulo de impurezas no corpo).

Indicações e contraindicações para drenagem linfática abdominal

 

As sessões de drenagem linfática são recomendadas para: redução de linfedemas e edemas, lipoesclerose e fibro edema gelóide, cefaleias, insuficiência venosa crônica, nevralgias, mastalgia, edemas gestacionais, síndrome pré-menstrual, dores nas pernas e desconforto pélvico, fadiga, ansiedade, irritabilidade, rinites, sinusites, faringites, no pós-operatório, entre outros.

Drenagem linfática: quando não é indicada

As sessões de drenagem linfática não são recomendadas para os casos de: pessoas com tumores malignos, câncer, tuberculose, processos inflamatórios agudos e infecções, edemas decorrentes de insuficiências renais, cardíacas ou hepáticas não controladas, insuficiência cardíaca congestiva, trombose venosa profunda, hipertireoidismo, entre outros.

A drenagem linfática no pós-operatório: indicações

No pós-operatório, a drenagem linfática é indicada para aliviar dores, remover hematomas, remover fibroses, acelerar o processo de recuperação e de cicatrização.

 

O método também é considerado indispensável em casos de lipoaspiração, abdominoplastia, mamoplastia, hidrolipoaspiração, rinoplastia, blefaroplastia, ritidoplastia, mastectomia parcial ou total e cirurgias para colocação de prótese de silicone.

Benefícios da drenagem linfática na gravidez

A drenagem linfática, quando feita de maneira adequada, oferece benefícios para a mamãe e para o bebê durante a gravidez, e pode ser realizada a partir da 12ª semana de gestação (ou com a aval do obstetra).

 

Dentre os principais benefícios, é possível citar:

 

  • Melhora da nutrição das células e da oxigenação dos tecidos;
  • Estímulo da circulação venosa e linfática;
  • Redução na retenção de líquidos;
  • Diminuição dos inchaços típicos da gravidez;
  • Estímulo da lactação e da dessensibilização das mamas;
  • Prevenção e combate de varizes e da sensação de pernas cansadas;
  • Combate de celulites e estrias;

 

A técnica atua no combate às toxinas liberadas no organismo e no estímulo da circulação, o que resulta na diminuição do inchaço nas pernas e pés, além da sensação de peso e cansaço, eliminação do excesso de líquido acumulado e também a melhora da nutrição dos tecidos e das células.

 

Por enquadrar-se no segmento de massagem, a drenagem também relaxa e alivia dores musculares e tensão.

 

É importante lembrar que a técnica deve ser aprovada pelo médico da paciente. Só assim é possível ter certeza de que a gestante e o bebê não correm riscos.

 

Contraindicações

A drenagem é contraindicada em alguns casos específicos. Grávidas com insuficiência renal, hipertensão não controlada, trombose venosa profunda, erupções cutâneas e infecções de pele não devem realizar o procedimento.

 

Em todo caso, é sempre necessário ter autorização médica e contar com fisioterapeutas que conheçam os métodos indicados e contraindicados para grávidas.

 

Só assim é possível dar seguimento ao tratamento de maneira segura e eficaz, sem causar nenhum tipo de dano ou estresse à paciente.

 

Agende uma Drenagem Linfática Abdominal

A Drenagem Linfática Abdominal é um dos tipos mais comuns de drenagens realizadas em homens e mulheres, pois a região do abdômen é um local onde ocorre grande concentração de líquidos, o que torna a Drenagem Linfática Abdominal uma das melhores opções para a redução de medidas.

Marque sessão de drenagem linfática em clínica de fisioterapia na Vila Olímpia.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia na Vila Olímpia que conta com um time de profissionais especializados em drenagem linfática. Além disso, a clínica é equipada com a tecnologia necessária para possibilitar aos pacientes todos os benefícios da técnica.

Formulário de contato

Auxiliamos com a burocracia de solicitação de reembolso para seu plano de saúde. Entre em contato e conheça o que podemos fazer por você. A SM Care Fisioterapia está bem localizada na região da Vila Olímpia em São Paulo, é fácil o acesso. O prédio que a clínica fica localizada possui um estacionamento para maior conforto de nossos clientes.